UMA NOVA CBJJO ESTÁ SURGINDO!

História da FJJO e CBJJO
Por Walter Nogueira

Tudo começou no ano de 2002 com um convite do Luiz Hermínio para um almoço no Fluminense F.C, depois de organizado um torneio interno da Nova União no Colégio Militar na Rua São Francisco Xavier, no bairro do Maracanã.

Na primeira reunião ficou decidido que fundaríamos uma federação e uma confederação com o objetivo de realizar competições com preços acessíveis para que todas as classes sociais pudessem participar, valorizando os faixas preta com o intuito de não migrarem para outras modalidades.

Na segunda reunião, Luiz Hermínio, o Luizinho, convidou o Alexandre da Revista TATAME para expor nossos objetivos. Depois de ouvir nossa proposta o Alexandre perguntou: “ Aonde vocês querem chegar se já existe uma Confederação mais estruturada?” Eu respondi: “ Até onde nossas pernas aguentarem." Ele, sorrindo, admirou nossa iniciativa e prometeu divulgar o nosso trabalho em sua revista.

Na terceira reunião, decidimos dar o primeiro passo: a Legalização da Entidade e a escolha do nome. Mesmo sendo muito criticados pelo fato do Jiu-Jitsu não ser um esporte olímpico, como lutadores e amantes do esporte, escolhemos acatar um sonho através do nome, o Jiu-Jitsu como esporte olímpico. No dia 22 de fevereiro de 2002, a Federação de Jiu-Jitsu Olímpico passou a existir.

Com a legalização concluída, demos início ao primeiro evento: A Copa do Brasil, realizada no ano de 2002 na Universidade Gama Filho. Contamos com diversos atrativos, entre eles, as premiações em dinheiro que impulsionaram todas as competições da Federação de Jiu-Jitsu Olímpico a partir desse evento. 

Tivemos como nosso segundo evento o Campeonato Estadual que foi realizado no Ginásio Caio Martins, em Niterói- RJ, com inscrição gratuita o evento reuniu diversos atletas de ponta e projetos sociais, ressaltando a importância da participação de todos, sem exclusão social, bandeira que até hoje ainda é defendida por nós.

Ainda em 2002 realizamos a Copa do Mundo de Jiu-Jitsu Olímpico, realizada no Ginásio do Hebraica, com a participação de vários atletas de ponta, com premiação em dinheiro para as categorias absoluto. De 2002 a 2007 foram vários eventos realizados pelas duas entidades, com a participação de Luiz Herminio e sua firma. A Copa do Mundo de 2007, realizada no Ginásio do Pedrão, em Teresópolis, foi o último evento em que o Luiz participou. 

Na época da fundação da FJJO e CBJJO, ninguém teve a coragem de fundar outra entidade, pois já havia uma federação tradicional de Jiu-Jitsu, do qual fui um dos fundadores, quando era professor do Sampaio Atlético Clube, clube fundador da mesma em 1967. Os outros clubes são Montanha e Melo Tênis Clube.

Passamos por momentos de glórias, como o World Cup realizado no ano de 2004 em Salvador-Bahia. Este evento reuniu os melhores lutadores de jiu-jitsu da história considerado até os dias de hoje como um dos melhores eventos de jiu-jitsu já realizados. Reconhecido mundialmente, é motivo de consagração para todos os atletas que foram campeões.

Outro destaque foi a Copa do Mundo no ano de 2005, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, que contou com uma farta premiação em dinheiro e, devido ao sucesso do evento anterior, atraiu um grande número de atletas e espectadores. E assim foi até o ano de 2007.

A partir de  2009, a CBJJO  passou por um processo de reestruturação e voltou a realizar eventos de grande porte, contando com uma nova diretoria, presidida por mim, Gran Mestre Walter Nogueira, Faixa Vermelha, 9° Grau, de forma mais organizada e preocupada com o social.

Desde então, a CBJJO vem se posicionando como uma instituição que agrega cada vez mais valores à classe, atuando em níveis de excelência em apoio aos atletas e federações, na busca da valorização do jiu-jitsu em níveis nacional e internacional.

 

Diretoria CBJJO:
Presidente: Walter Matos Nogueira
Vice: Antônio Luiz  Tiburcio
Diretora Executiva: Maria Paula Orru
Diretor Geral: Jair Court
Diretor de Marketing: Leonardo Marques

Fundada:,22/02/2002
CNPJ: 04.994.821.0001/41
Sub Sede: Rodovia Amaral Peixoto, Km 15, 2º andar, Shopping Inoã – Maricá